28 de novembro de 2012

Acabar ou não com o CW nas provas para as classes A e B ?

Um texto interessante que eu encontrei na net, sobre a permanência ou não do CW nas provas de promoção para as classes A e B do Radioamadorismo:


"Olá amigos.

Sempre que surge o assunto do término da prova de CW para ingresso ou promoção de classe, os adeptos da modalidade saem em defesa da sua manutenção, com argumentos em geral pejorativos (brincando ou não) relacionados aos não praticantes de CW.

Se a prática de CW é tão boa não há necessidade de ser obrigatório nos exames, nem desmerecer quem não pratica, pois naturalmente as pessoas deveriam se interessar em utilizar o CW justamente pelas suas vantagens, e não pela obrigatoriedade.

Obrigar saber CW para ser promovido de Classe denota a falta de argumentos sólidos e lógicos dos praticantes da modalidade para "convencer" os colegas, pois se possui tantas vantagens sobre outras modalidades o interesse deveria ser natural e elevado.

Quais problemas surgiram para o Radioamadorismo em países que aboliram a obrigatoriedade dos exames de CW? Nenhum!

Para os praticantes de CW quais problemas surgiriam na utilização das frequências a eles destinadas com a supressão da obrigatoriedade do exame de CW ? Nenhum!

Se ocorrer um aumento significativo de radioamadores eles utilizariam justamente as frequências reservadas a fonia, e com o decorrer do tempo também não acarretaria nenhum problema, pois quem lá chegasse com o intuito de "bagunçar", se auto eliminaria naturalmente por não encontrar ressonância nas suas intenções.

Os praticantes de CW estão equivocados em sua obrigatoriedade para promoção de Classe, como se tal fato estivesse aumentando significativamente o número de praticantes após prestarem o exame.

Acredito justamente no contrário, por ser obrigado a aprender, a maioria após aprovação não se interessa em continuar praticando.

O que levará a aumentar os interessados em CW é justamente a criação e manutenção permanente de cursos virtuais ou não,  demonstrando suas vantagens, e aí sim consegui rão uma participação voluntária muito maior.

Praticar CW não me torna um radioamador melhor ou pior que ninguém. Simplesmente não me interessa.

O radioamadorismo atual envolve outras modalidades e conceitos, e o CW deve ser integrado nos exames ao conhecimento básico por exemplo de modos digitais, respeito e educação no contato com colegas nas faixas, etc, etc, etc.

Um abraço para todos.

Rony, PS7AB"

Eu concordo plenamente com os argumentos utilizados pelo nosso amigo, e complemento, o fato de ter ou não CW, é apenas uma tentativa de Elitizar as classes A e B, como se fora uma classe para poucos bem aventurados que tiveram tempo e vontade de aprender CW. Eu por exemplo nunca tive vontade de aprender CW pois não é uma modalidade que me atraia, mas serei obrigado a aprender se algum dia quiser entrar para essas classes.
Enquanto nós classe C não nos unirmos para acabar com essa tentativa de elitização da categoria, nunca seremos classe A e B por nossos méritos como radioamadores, e sim, por causa de uma categoria que não deveria ser obrigatória.
Fica o recado

9 comentários:

  1. aprovo seu ponto de vista,estou 1 pouco afastado do radioamadorismo mas conto com 1 breve retorno.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Pu1LPC é isso mesmo concordo plenamente com vc. Um dia desses um babaca py4yyz Cairo vem querendo dar uma de moralista pra cima de mim, olha só. Eu acho que nenhum desses caras sabe traduzir aquele barulho do cw naquela velocidade acho q os rádios deles tão ligados no pc.

      Excluir
  3. VALDESON EU É QUE FUI MORALISTA COM VOCÊ OU VOCÊ É QUE FOI RUDE COMIGO? VEJA SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS, VALDESON: "Cairo vc vai ficar sozinho no éter, bem eu sou Valdeson PU8MAJ e não tenho orgulho algum dessa merda de indicativo até me arrependo de ter conseguido tentei ser classe B mas nunca fui aprovado a desgraça do CW tá lá pra infernizar a vida da gente 10m so tem um bando de pu's idiotas tentando falar inglês e os py's pp's pr's pt's são preconceituosos e não falam com pu nem todos são assim mais a maioria são. Agora em março vou montar minha antena e operar abaixo de 7000KHZ vou dar baixa nesse meu indicativo até um dia acabarem com o cw. E não seja ipocrita dizer que gosta dessa joça a maioria dos radioamadores classe b daqui compraram indicativo que pena que eu cheguei tarde." ---- AO CONTRÁRIO DO QUE VOCÊ DISSE A MEU RESPEITO, SENHOR VALDESON, EU TENTEI TE INCENTIVAR A CONTINUAR TENTANDO A PROMOÇÃO, AO INVÉS DE DESISTIR... EM TEMPO, CHEGUEI À CONCLUSÃO QUE O RADIOAMADORISMO NÃO MERECE VOCÊ...

    ResponderExcluir
  4. José Leonardo (PU1LPC), por gentileza, entre em contato comigo por email: py4yyz@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Isso já devia ter acabado a muito tempo. Isso não existe em nenhum lugar do mundo. Só poderia existir nesse sub-desenvolvimento mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Bem, esta discussão vai longe. Não confundir obrigatoriedade de CW em prova com extinção do CW! Quem gosta da modalidade deve ser respeitado e continuar praticando. Porém, que é anacrônico, é. Ahhhhh, mas ele chega em condições muito desfavoráveis, se propaga mais que a fonia, etc... Verdade. Mas os modos digitais são melhores ainda em QRP.
    Existe sim certa discriminação quanto aos classe C embora alguns saibam muito mais ciência envolvida no radioamadorismo que classes B ou A. Quantos operadores que fazem razoavelmente CW sabem propagação, ionização ionosférica, fluxo de prótons, índices A e K? Poucos? Então, como classes mais graduadas deveriam saber! Sabem reflexão lunar? Fazer satélite?
    Quero dizer com isto que assim como o CW pode estar fora do alcance de alguns, conhecimento científico estará fora do alcance de MUITOS e nem por isso vamos instituir uma prova restritiva para quem não sabe física.
    Que prevaleça o bom senso. É muito mais fácil aprender CW que física. Abole-se um ou institui-se o outro.

    PU2TFZ

    ResponderExcluir